lua2

Fases da lua: qual a melhor para o amor, cortar cabelo e começar dieta?

Por Eunice Ferrari

A Lua, satélite da Terra, possui quatro fases cíclicas, rítmicas e constantes. Ela "muda de cara" diariamente e, se observá-la atentamente, vai ficar maravilhado com seu mistério e magia. Seu ciclo de rotação é de aproximadamente 28 dias e sua face está sempre voltada para nós.

A Lua possui uma influência direta em nossas vidas, especialmente em nossa rotina diária, pois suas energias nos influenciam 24 horas por dia. Devemos conhecer a posição astral de nossa Lua Natal, em qual fase da Lua nascemos e entender as energias despertadas pelos trânsitos astrológicos, quando tocam a nossa Lua Natal.

As quatro fases da Lua mexem com nossos instintos, subconsciente, emoções e também com nosso corpo, além de mudar o solo e as marés do nosso planeta.

Veja mais:

Veja a seguir a fase ideal da lua para diferentes atividades do dia a dia:

LUA NOVA

luanova
Na Lua Nova, por exemplo, as mudanças radicais no nosso visual, são beneficiadas. Portanto, se você pensa em mudar a cor ou o corte do cabelo, fazer uma plástica ou mesmo fazer um tratamento nos cabelos e pele, faça quando a Lua começar um novo ciclo. Se estiver pensando em começar um novo projeto ou um plano de negócio, o melhor momento é também em uma nova lunação. E, se por acaso você conhecer alguém interessante nessa fase lunar, prepare-se, pois possivelmente esse encontro terá consequências.

Indicada para:

• Preparação de novos projetos e planos
• Mudar a cor e o corte dos cabelos
• Tratamentos nos cabelos e na pele
• Quando conhecemos e nos interessamos por alguém

LUA CRESCENTE

crescente

Já a Lua Crescente faz com que tudo cresça e progrida com mais rapidez, mas nem sempre com força. Portanto, se o seu cabelo for muito volumoso e você quer que ele cresça com rapidez, corte-o nesta fase. Os fios costumam nascer mais finos e o cabelo perder o volume nessa fase lunar. O mesmo acontece se você tem muitos pelos. Se os pelos são fortes e grossos, faça primeiro uma depilação na Lua Crescente e no mês posterior, na Lua Minguante.

Para começar a colocar em prática qualquer coisa, seja um projeto pessoal ou profissional, faça isso na Lua Crescente, especialmente se a ideia começou na Lua Nova. Os relacionamentos que começam na Lua Crescente tendem a ter continuidade. A Lua Crescente é ótima também para cortar ou lixar, no sentido de diminuir o tamanho, as unhas das mãos.Se você quer tentar engravidar, a Crescente é também a melhor Lua para isso.

Indicada para:

• Fertilização de projetos desenvolvidos na Lua Nova
• Começos em geral
• Cortar cabelos, mas somente para pessoas que possuem muito volume
• Depilação de pessoas com muitos pelos (primeira)
• Corte de unhas
• Início de relacionamentos, tanto no nível pessoal, quanto no profissional
• Tentar uma gravidez

LUA CHEIA

cheia

A Lua Cheia é ótima para uma boa noite de sexo junto de seu amor, pois as emoções, possivelmente, estarão à flor da pele. Se o seu cabelo for fino e com pouco volume, corte-o quando a Lua entrar em sua fase Cheia. A tendência é o cabelo ganhar volume e crescer mais forte. É também uma ótima fase lunar para cortar as unhas das mãos. Nunca as dos pés.Os tratamentos de beleza nos cabelos e pele tendem a dar um ótimo resultado também na fase Cheia da Lua.
Se você tem tendência ao acúmulo de água no organismo, deve praticar mais exercícios, fazer uma boa drenagem, pois nessa fase a tendência é acumularmos mais água no corpo, especialmente as mulheres. As grávidas devem tomar mais cuidado, pois a tendência é acumular mais água e, se estiver no final da gestação, aumentam os riscos de o bebê nascer prematuramente. É uma ótima fase também para tentar engravidar.

Indicada para:

• Amor
• Uma noite de sexo
• Corte de cabelos com pouco volume
• Corte de unhas das mãos
• Tratamentos de beleza
• Tentar uma gravidez

Não é indicada para:

• Corte de unhas dos pés

LUA MINGUANTE

ming

Já a fase Minguante é ótima para cortar o cabelo com muito volume. A tendência é diminuir o volume, mas crescer mais vagarosamente. Se você usa os cabelos curtos, a minguante é também uma boa fase para cortar os cabelos e retardar seu crescimento. Se você passou do peso e quer começar um regime, faça isso na fase Minguante da Lua. Nunca na fase Crescente ou Cheia. Os tratamentos de pele, especialmente para eliminar manchas e acnes, devem ser feitos na fase Minguante da Lua. E é nessa fase lunar que você deve cortar as unhas dos pés. Não é boa para começar novos projetos ou negócios, muito menos namoros ou marcar o primeiro encontro.

Indicada para:

• Corte de cabelo de pessoas com muito volume
• Começar regimes e dietas
• Tratamentos de pele, especialmente para eliminar manchas e acnes
• Depilação de pessoas com muitos pelos

Não é indicada para:

• Iniciar novos projetos ou negócios.
• Começar namoros ou marcar primeiro encontro

Veja também:

Como a Lua influencia o ser humano?

Somos influenciados por ela e por todos os planetas, através de nossos corpos sutis, a ver: o etérico, que é uma camada azulada que possuímos ao redor do corpo físico, o astral, que abrigas nossas emoções, o mental, que abriga nossos pensamentos, e o espiritual. Todos esses corpos, são interligados por rodas de energias, que são chamadas de chacras e estão localizados em regiões, onde se encontram, em nosso corpo físico, as glândulas endócrinas. São receptores e doadores de energias. Tudo no Universo possui esses mesmos corpos e chacras. É através desse complexo sistema que recebemos as energias que vêm dos planetas no nosso sistema solar. Existe uma troca intermitente de energias entre nós e o Universo. No caso da Lua, por ela ser um satélite da Terra, sua energia está mais profundamente conectada à da Terra e à nossa, então sentimos com mais força e intensidade suas manifestações.

Mitologia

hecate
Na mitologia, a Lua está relacionada a várias divindades, conforme a sua fase. A Lua Nova, por exemplo, é uma Lua Negra associada à gestação e à magia. É a deusa Hécate, que protege os nascimentos e a magia negra. Na Lua Nova nos tornamos mais introspectivos, como se estivéssemos preparando algo, cujo nascimento ainda não aconteceu.
Após essa fase escura, a Lua começa a crescer, a surgir lentamente, delineada no céu através do passar dos dias. Ela é
elegante e delicada. Aberta e feminina, pronta para ser fertilizada. Na mitologia, ela tem a ver com Perséfone, a deusa Virgem, que foi raptada por Hades, o Senhor dos Infernos.

Dia após dia, a Lua cresce e se desenvolve um pouco mais, caminhando na direção da Lua Cheia, quando ela se torna ativa e poderosa e atinge o plenilúnio, ou seja, a plenitude de sua forma Cheia. Ela é redonda, feminina, grávida, madura. Algo pode nascer a qualquer momento. Esse é o momento que recebemos com mais força sua energia. Tudo o que construímos nas fases anteriores começa a trazer os resultados, que podem ser bons ou ruins, conforme o que plantamos. É associada à deusa Deméter, a deusa da fertilidade, mãe de todos os seres vivos.

Depois de alcançar seu ápice, ela começa a minguar. Sua energia vital, assim como a nossa, começa a diminuir. Nessa fase não devemos começar nada. Ela vai ficando mais escura, a cada dia, até que Hécate, novamente, assume o poder. Voltamos novamente para dentro de nós, nossa escuridão e capacidade de gestação.

Vive melhor quem compreende e consegue fazer uma ligação energética eficiente com sua Lua Natal e com os ciclos lunares. O lado feminino, na mulher ou no homem, tem a ver com a Lua, e conectar-se à sua energia, nos possibilita encontrar o equilíbrio emocional, necessário à nossa felicidade.

Imagens: NASA