jupiter_nasa

Júpiter, o mais benéfico de todos os planetas, traz prazer e sorte

Por Eunice Ferrari

Sempre que passamos por fases de crescimento, a mão de Júpiter, certamente, está tocando nossas vidas. Hoje Júpiter está no signo de Virgem, unido a Marte e a Vênus, no mesmo signo. Essa passagem por Virgem, nos torna mais éticos, organizados e metódicos, pois ele amplia as características do signo que toca. Nos voltamos mais para o trabalho do que para o amor e nos tornamos menos arrogantes e mais comedidos.

O ciclo de Júpiter através do zodíaco dura aproximadamente 12 anos e, a cada 12 anos, ele atravessa nosso ascendente começando uma nova fase de vida. No entanto, seu ciclo menor, quando começa a caminhar de signo a signo, dura 12 meses marcando o início de uma nova fase, especialmente para as pessoas do signo que ele penetra.

Cada signo sente de maneira diferente sua passagem por Virgem, no entanto, serão os virginianos e piscianos que sentirão sua passagem com mais força. Saturno está no signo de Sagitário e faz um tenso aspecto com Júpiter, que caminha através de Virgem. Essa quadratura, ou seja, esse tenso aspecto pode diminuir, ao menos por um período, a influência jupiteriana de crescimento em nossas vidas. No entanto, ela acontece, com mais trabalho e esforço de nossa parte, mas não deixa de ocorrer.

Prazer, boa vida e sorte

Júpiter é o símbolo do prazer, da alegria, das conquistas realizadas, da boa vida e da sorte. Jupiterianos, que não são somente os sagitarianos, mas todos os que trazem Júpiter forte em seus mapas, costumam ter muita sorte que, possivelmente, é alimentada e cresce pela força de seu forte pensamento e otimismo.

O otimismo jupiteriano pode ultrapassar os limites e tornar-se um pouco irrefletido. No entanto, dificilmente uma pessoa com Júpiter forte em sua vida se deixa levar pelos maus pensamentos e, mesmo em meio a uma grande frustração, consegue erguer-se rapidamente.

O olhar de Júpiter é sempre na direção do futuro. Dificilmente fica preso em dificuldades no presente, e o passado rapidamente é deixado para trás.

Júpiter é também um jogador, um gozador e brincalhão e, muitas vezes, se diverte em nos enganar prometendo mais do que cumpre. No entanto, quando toca nosso mapa natal, ou seja, quando toca nossas vidas, ele sempre traz boas novidades e sua chegada poderá ser vista e sentida sempre como uma fase de alegrias, prosperidade e crescimento.

Mitologia

Na astronomia, é o maior planeta de nosso sistema solar. Para os romanos, era Júpiter, mas, na Grécia, Júpiter é Zeus, o deus supremo do Olimpo, o mais generoso e exagerado de todos os deuses. Era venerado como o Altíssimo e lembra, de fato, nossa concepção do Deus judaico-cristão, do Pai todo-poderoso, criador e protetor de deuses e homens.

No entanto, Zeus, não era essa figura paterna e protetora, apesar de possuir esses dois lados. Zeus, regente do signo de Sagitário, era impaciente, vaidoso e, muitas vezes, arrogante. Sua mais forte característica: a infidelidade. Copulava com várias mortais e deusas, para produzir uma geração de heróis e semideuses. Zeus era imaturo, inconsequente e instável. Mas alegre exagerado e extravagante, além de generoso e protetor. Filho de Chronos (Saturno), precisou lutar contra o seu próprio pai para conquistar o seu reino sobre a Terra.

Júpiter, como um filho rebelde, domina o pai e usurpa o seu trono. Portanto, podemos esperar um tempo em que os limites e os obstáculos (que é Saturno) lutam contra a capacidade de crescimento e expansão (que é Júpiter) que todos trazemos dentro de nós. Quem vai ganhar essa briga? A história conta que Júpiter ganha e envia seu pai para as profundezas da vida.

Apesar de algumas características negativas, Júpiter é o grande beneficiador do zodíaco, o planeta que simboliza a chegada de benesses quando toca nosso mapa astral e chega às nossas vidas. Ele simboliza o ponto máximo da religiosidade, espiritualidade e moralidade humanas. É um deus de regras éticas bem definidas.

Simboliza também o ponto em nosso mapa em que as melhores energias fluem, sem obstáculos, sem impedimentos. É o setor onde a vida caminha com abundância, generosidade e nos proporciona expansão e crescimento.

Veja imagens de Júpiter em UltraHD (captadas pela NASA):

Imagens: NASA