Foto: Alexandre Urch (@aurch/Instagram)

Como cada signo aproveita São Paulo (bônus: descubra o signo da capital)

Foto: Alexandre Urch (@aurch/Instagram)

São Paulo é a quinta maior cidade do mundo, a décima cidade mais rica do planeta e é designada uma cidade global, com suas rotas aeroviárias, as grandes redes de comunicação e as mais importantes instituições financeiras do País e do mundo.

Dados estatísticos à parte, São Paulo é aquariana, a cidade metropolitana mais moderna e antenada do Brasil.

Como tudo o que tem a ver com Aquário, passa pela tradição e chega à modernidade, é simples, mas arrojada, povoada de pessoas tradicionais e modernas, inteligentes e antenadas no mundo inteiro e pessoas de todas as nacionalidades, que passam por aqui.

via GIPHY

Como será que cada signo enxerga e se envolve nesta grande e irrequieta cidade contemporânea?

Áries

O ariano pode ser aquele paulistano irrequieto, nervoso, que não suporta o trânsito da cidade, mas que não conseguiria morar em outro lugar. Ele é o alto executivo ou empresário e, caso ainda não tenha chegado lá, está fazendo de tudo para fazer parte da casta econômica da cidade. Quer ter um escritório na Vila Olímpia ou no Itaim ou ser um alto executivo de uma multinacional na Paulista. Ele é o cara! Nos finais de semana, vai explorar as ciclovias da cidade junto dos amigos e à noite, é claro, encara uma balada!

Touro

O taurino é o paulista gourmet. Ele vai conhecer tudo o que existe de novo na culinária paulistana. É burguês, ou ao menos, esse é o seu maior desejo. Vai comer no Eataly e fazer compra no Empório Santa Luzia. Se ainda não puder, esse é o seu sonho secreto. Conhece todos os museus da cidade e estará antenado nos últimos filmes e séries do Netflix. Ele é caseiro e adoraria poder morar em uma casa, andar descalço no jardim. Mas já que a segurança é seu maior patrimônio, ele vai guardar todo o dinheiro que ganha para comprar um apê nos Jardins. Afinal, ele preza pela tradição. Nos finais de semana, os encontros são em sua casa, junto dos amigos e parentes queridos.

Gêmeos

Geminianos costumam adorar São Paulo, e os que chegam para conhecê-la não sentem nenhuma vontade de ir embora. Se nasceram no interior, começam a planejar sua vinda definitiva para a cidade. Por quê? Por vários motivos. São Paulo possui os melhores cinemas e museus do País, o que alimenta seu lado intelectual. Bares e baladas? Essas estão entre as melhores do mundo. Sem falar nos restaurantes. Gente de toda parte do planeta, do jeito que o geminiano mais gosta. Tem moda, tem grana, tem parada gay, tem museus, tem vida noturna que, “cá pra nós”, é do que o geminiano mais gosta.

Câncer

São Paulo não é só baladas e bares. Tem também os almoços de domingo, os parques com os filhos, os cineminhas e jantares com os melhores amigos. O canceriano paulista - aquele da gema mesmo, sabe?  - esse vai guardar em si a São Paulo das tradições, que pode ser a da Móoca ou de Higienópolis. Aqui estamos falando de tradições, da naturalidade e simplicidade dos encontros com os vizinhos, os amigos da infância, os casamentos que duram anos e anos. Das famílias que se conhecem há séculos e dos restaurantes tradicionais desde o Bixiga ao Shopping Iguatemi. Cancerianos paulistas abrigam toda a história da cidade em seus corações.

Leão

O leonino paulistano é o baladeiro de carteirinha. Ele vai conhecer tudo o que diz respeito à vida noturna da cidade, desde o melhor bar, do mais caro ao mais barato, passando pelos melhores teatros, da boca do lixo paulistana aos mais chiques. Ele é festeiro por natureza, adora sair, curtir a noite, estar entre amigos. E São Paulo, no que diz respeito à vida noturna, é imbatível. Ele é criativo, artista e adora visitar o Municipal e andar pela cidade admirando seus grafites e esculturas soltos pelos bairros, aqueles que muito cidadão comum passa sem perceber. Leoninos amam as madrugadas paulistanas, o silêncio discreto e as estranhas pessoas de todas as cores que encontra nos mais variados programas.

Virgem

Virginianos paulistanos costumam curtir muito os museus mais antigos e as salas de música. Ama visitar a Pinacoteca, comer no Mercadão e comprar algumas frutas e flores no CEASA. Sabe aquela sopa de cebola que é servida de madrugada há dezenas de anos? O virginiano adora juntar os amigos e saborear a tradição paulistana. Os programas podem ser variados, mas devem ser discretos e não podem atravessar a madrugada. Um concerto na sala São Paulo ou um filminho no Belas Artes pode cair muito bem. Afinal, no dia seguinte ele tem que trabalhar. E ninguém é melhor do que ele quando se trata de cumprir as regras de trabalho. Coisa bem paulistana.

Libra

O libriano acha São Paulo meio sujinha, meio feinha mesmo e quase morre quando passa pela Marginal em um dia em que a temperatura marca 33 graus. Mas não consegue deixá-la, a não ser que consiga mudar-se para Nova York, Paris ou Milão. Librianos adoram a moda e tudo o que a envolve. Amam a noite, os bons restaurantes, os deliciosos encontros com os amigos, os passeios de bike nos finais de semana. Librianos amam o lado requintado da cidade. Não peça para ele acompanhar você a bairros afastados, com perigos soltos pelas noites. Ele detesta e foge dessa São Paulo. Mas é seduzido pelos museus e restaurantes badalados. Pelo luxo da Avenida Europa, do shopping JK e das badaladas festas e eventos conhecidos pela exuberância do bom gosto, o que não falta para nenhum libriano.

Escorpião

O escorpiano paulistano pode ser burguês ou underground. Se for burguês, vai conhecer todos os restaurantes e bares noturnos dos melhores bares da cidade. Se for undergroud, vai conhecer todas as boates, baladas, bares gay e prostíbulos, dos mais decadentes aos mais luxuosos. Pode até não usar os serviços, mas vai conhecer e, de vez em quando, visitá-los. Escorpianos são discretos e não gostam de contar vantagem sobre o que possuem. Gostam de acumular, mas não são consumistas. Vão trabalhar incansavelmente e guardar dinheiro para comprar o melhor apartamento da cidade, mesmo que isso demore alguns bons anos. Obstinados e trabalhadores, sensuais e noturnos, os paulistanos desse signo vão sugar até a última gota de sangue da cidade.

Sagitário

Os paulistanos sagitarianos aproveitam tudo o que a cidade tem de melhor, desde os passeios ao ar livre, de bike ou num conversível, se for o caso. Passam pelas boas noitadas nas baladas e bares, até as Igrejas e templos de todas as religiões e filosofias do planeta. Vai ter amigos de toda parte, de todos os bairros, dos mais simples aos mais sofisticados. Tudo acontece ao mesmo tempo que nas melhores cidades da Europa e dos EUA, e isso já é o suficiente para as pessoas desse signo amarem este lugar. Lançamento de livros, palestras dos maiores gurus da Índia, o filme que está sendo lançado aqui e em Nova York simultaneamente. Tudo isso faz desta cidade o melhor lugar do mundo para o antenado sagitariano viver.

Capricórnio

Capricornianos são tradicionais, conservadores e é exatamente a esse perfil da cidade que eles estarão ligados. Trabalhadores incansáveis, na maioria das vezes são executivos ou empresários, ou se ainda não são, serão daqui algum tempo. Normalmente, trabalham 12 ou 15 horas por dia - os típicos paulistanos capricornianos. Eles querem chegar lá, e certamente vão conseguir. O lazer pode ficar para depois, não tem problema. O que realmente importa é conseguir galgar a montanha do sucesso, e a maior cidade do Brasil que traz essa possibilidade é São Paulo. Aprecia a Avenida Paulista e os prédios da Juscelino Kubitschek. Os carros da Avenida Europa e os pratos sofisticados do Fasano. Um dia ele chega lá.

Aquário

Aquarianos amam São Paulo. Amam a noite, a diversidade de idiomas, de pessoas, de trabalhos, de carros, de barulhos, de belezas, da mais simples à mais exótica. São Paulo é passado e futuro, e isso é tudo o que o aquariano mais gosta. Afinal, São Paulo é aquariana e a identificação é imediata. O aquariano transita com muita espontaneidade e tranquilidade, desde as baladas mais modernas e populares a restaurantes e bares mais tradicionais e sofisticados da cidade. Ama os esportes ao ar livre e os parques e caminhadas de bike pela cidade estão entre os seus programas favoritos.

Peixes

Piscianos paulistanos, de duas uma: ou adaptam-se a uma rotina de trabalho mais pesada, ou vivem sonhando com o dia em que poderão pegar suas malas e sumir para bem longe. Piscianos são sensíveis, e São Paulo não responde muito à sensibilidade à flor da pele das pessoas desse signo. Se decidirem ficar e abrir-se ao melodrama paulistano, vão identificar-se mais com os teatros underground, os bares noturnos e boates da Augusta, as exposições na Pinacoteca ou no Museu da Imagem e do Som. Amam qualquer expressão artística e, se forem músicos, por exemplo, vão pegar seu instrumento e tocar nas esquinas da Frei Caneca ou nos metrôs da cidade. Amantes de bares e bebidas, não deixarão de curtir as noites paulistanas.