Lua influencia no mapa astral. Foto: Pexels

Por que você precisa saber a sua Lua além do seu ascendente e signo

No momento que respiramos pela primeira vez, uma espécie de fotografia é tirada do céu naquele exato momento, determinando o nosso mapa natal, ou seja, a partir do signo que ascende (signo ascendente) passamos a conhecer a posição dos planetas, casas, aspectos e signos que vão reger nossas vidas.

Veja também

Juntamente com os planetas, existem alguns outros pontos que devemos considerar, como a Roda da Fortuna, Lilith e Quíron, além de dois luminares, o Sol e a Lua, que são absolutamente importantes na construção de nossa identidade e caminho de vida. Sol, Lua e Ascendente são os três pontos básicos na formação de nossa identidade e caminho evolutivo.

O Sol, é nosso lado masculino, nosso lado empreendedor, ambicioso e pronto para caminhar na direção de nossas vitórias, nossas ambições e jornada. É um elemento dentro de nós, que está sempre evoluindo, em meio à agitação dos nossos processos egóicos e evolução. Saiba também sobre a influência do ascendente em sua personalidade aqui. 

Já a Lua é o nosso lado feminino, rege nossas emoções, nossa maneira de nos alimentar emocional e fisicamente, nossa maneira de alimentar os outros também. É aquela parte em nós que se comove instintivamente, que reage visceralmente, quase incontrolavelmente. Sabe aquele momento que um filho diz que nos ama ou que recebemos uma linda declaração de amor do (a) nosso (a) companheiro (a) que nos deixa comovidos e emocionados, sem conseguir conter as lágrimas? É nossa Lua em ação.

A Lua é aquela parte em nós que se comove instintivamente e reage visceralmente

É claro que essa reação varia conforme o signo e aspectos que a Lua fizer. Por exemplo, as pessoas que têm a Lua em signos de água, vão emocionar-se com muita facilidade, especialmente Câncer e Peixes. Podem ser aquele tipo de pessoa que chora quando falamos um bom dia mais afetuoso ou com um abraço inesperado. Chora vendo novela, adora os filmes de amor, é romântica e muito, muito sensível. Se a Lua estiver em Escorpião, a resposta emocional vem com muita força através do sexo e da auto afirmação, muitas vezes agressiva, mas não menos emotiva.

As pessoas que têm a Lua em signos de água vão emocionar-se com muita facilidade

Já uma pessoa com a Lua nos signos de ar, Gêmeos, Libra ou Aquário, podem ter muita dificuldade em reagir emocionalmente, pois são mais racionais e suas emoções passam primeiro por um filtro mental ou intelectual. Possuem uma espécie de defesa emocional, certa incapacidade ou dificuldade de entregar-se às emoções. Costumam ser bastante inteligentes, persuasivas e não se comovem facilmente. Possuem um senso estético apurado e adoram as discussões equilibradas.

As pessoas com a Lua nos signos de ar são mais racionais

Pessoas com a Lua nos signos de fogo, Áries, Leão ou Sagitário, vão reagir de maneira direta e objetiva, podem ser agressivas e impulsivas, e possuir uma capacidade imbatível de luta e determinação. São, em sua maioria, briguentas e agressivas. Emocionam-se também facilmente, mas de maneira diferente dos signos de água. A emoção de pessoas desse tipo passa pelo sentido de justiça e muitas vezes, pela indignação. A euforia e o excesso de otimismo podem trazer algumas dificuldades e problemas.

As pessoas com a Lua em signos de fogo costumam ser impulsivas

Já as pessoas com a Lua nos signos de terra, Touro, Virgem ou Capricórnio, são extremamente voltadas para a vida prática. Normalmente são pragmáticas, e a praticidade é uma de suas grandes características. Emocionam-se, mas de maneira contida, discreta e, muitas vezes, recatada. Suas emoções passam basicamente pelos sentimentos de segurança emocional na vida prática e material. Ou seja, são pessoas que precisam guardar dinheiro, ter alguns bens, para sentirem-se seguras. Buscam relacionamentos que também tragam a elas esses mesmos sentimentos.

As pessoas com a Lua em signos de terra são extremamente práticas

Se a Lua, esteja ela em qualquer elemento, está aspectada, ou seja, se ela recebe um aspecto de outro planeta, nossa reação instintiva muda. Por exemplo, a mesma pessoa que possui a Lua no elemento água e que é influenciada por um tenso aspecto de Saturno, torna-se mais fria, ou, ao menos, mais discreta e fechada em seu mundo emocional.

Um aspecto com Urano, por exemplo, vai tornar qualquer pessoa aventureira, com um sentido de liberdade e independência muito intenso.

Saber onde se encontra a Lua em nosso mapa natal é fundamental para o autoconhecimento. Sem esse conhecimento, a consciência não evolui e continuaremos a responder de maneira instintiva e visceral a situações que nos pegam de surpresa.