saturno

Após 5 meses, Saturno deixa movimento retrógrado e traz MUITAS melhorias

Por Eunice Ferrari

Saturno começou seu movimento retrógrado em março deste ano de 2016 e começa o estado estacionário no dia 10 de agosto, continuando nesse estado até o dia 16. No dia 17, retoma o movimento direto e, aí sim, poderemos sentir a eficácia dessa retomada.

Saturno encontra-se no signo de Sagitário, desde o dia 23 de dezembro de 2014, e todos os signos, mas especialmente sagitarianos, geminianos, virginianos e piscianos, têm sentido com mais força sua influência. Ele permanece, aproximadamente, de 2 anos e meio a 3 anos em cada signo e entra em movimento retrógrado por três vezes, durante sua passagem.

Saturno é um planeta extremamente importante quando toca nossas vidas, pois sua posição em nosso mapa natal tem a ver com o carma, com o nó que temos que desatar nesta encarnação. Todo planeta, quando começa o movimento retrógrado, pode trazer algumas dificuldades e confusões na vida de todos nós.

A partir do dia 17, tudo o que esteve parado volta a movimentar-se e algumas questões importantes, envolvendo projetos pessoais ou profissionais, ou mesmo problemas de saúde, são finalizadas e concluídas. Poderemos perceber que algo volta ao seu lugar. Podemos experimentar uma forte sensação de segurança e estabilidade.

Cada signo sentirá os efeitos da retomada do movimento direto de Saturno em Sagitário, de maneira diferente. Confira a seguir.

Áries

Arianos sentirão que os projetos de médio prazo, especialmente os que envolvem viagens e contatos com pessoas e empresas estrangeiras, começam a caminhar com mais força e direção. Os estudos e processos de mudanças de país também ganham um novo movimento.

Touro

Taurinos podem dedicar-se ainda mais a projetos envolvendo sociedades e parcerias, pois, a partir de agora, eles voltam a caminhar em uma velocidade razoavelmente boa e podem trazer o sucesso e o dinheiro desejado, depois de muita luta e esforço. Pode ser uma fase de heranças e empréstimos.

Gêmeos

Geminianos sentirão com força esse movimento, pois Gêmeos foi um dos signos mais atingidos e sentirão que ficam para trás os problemas e dificuldades nos relacionamentos, pessoais e profissionais. Se estiver envolvido na negociação de uma sociedade ou parceria comercial há algum tempo, certamente será firmada rapidamente. Namoros e casamentos retomam a estabilidade.

Câncer

Cancerianos sentirão que os projetos de trabalho caminham com mais tranquilidade, com melhores resultados. Para cancerianos desempregados, um novo emprego, sólido e estável, pode surgir nas próximas semanas ou meses. A saúde também melhora consideravelmente.

Leão

Leoninos que estiveram em meio a dificuldades nos romances, poderão sentir a volta de certo equilíbrio. Um romance, que vem sedo desenhado pelo Universo e que não saía do lugar, pode definir-se. Sua criatividade, que esteve um pouco embotada nos últimos meses, volta à normalidade.

Virgem

Virginianos sentirão com força esse movimento, pois Virgem vem sofrendo com a retrogradação de Saturno. Problemas profissionais e domésticos começam a ser solucionados e tudo volta a caminhar de maneira equilibrada e com mais fluidez. Uma mudança de residência pode acontecer em breve.

Libra

Librianos sentirão que os mal-entendidos ficam para trás e a comunicação melhora consideravelmente, assim como tudo o que diz respeito a ela. Se houver envolvimento com jornalismo, publicações, moda, vendas ou comércio, podem esperar por um novo movimento. Tudo melhora e caminha mais rapidamente.

Escorpião

Escorpianos podem começar a comemorar, pois é a vida financeira que se movimenta desta vez, deixando os problemas e dificuldades para trás. O momento pode envolver a concretização de um grande projeto, em que vem trabalhando há muito tempo, a entrada de mais dinheiro ou a compra ou venda de um bem, móvel ou imóvel.

Sagitário

Sagitarianos sentirão diretamente a mudança de energias, especialmente também pela entrada de Marte em Sagitário. Alguns projetos, que andaram meio parados nos últimos meses, ganham força e voltam a caminhar na direção do sucesso. Uma fase de mais estabilidade começa a ser construída.

Capricórnio

Capricornianos, que estão com a energia vital bastante baixa, devem melhorar sensivelmente. É possível e bastante provável que faça uma cirurgia nos próximos meses ou uma espécie de tratamento mais longo. Um projeto é retomado ou um novo andamento a um antigo projeto pode ser percebido.

Aquário

Aquarianos sentirão que a vida social melhora sensivelmente e que os amigos se reaproximam. Você passa, de qualquer maneira, por uma fase de limpeza nas amizades e, certamente, os amigos que estarão ao seu lado permanecerão para sempre. Um projeto em equipe que apresentou problemas começa a mostrar resultados.

Peixes

Piscianos podem preparar-se para novas oportunidades em sua carreira, mas que chegam exigindo maior comprometimento. É bastante possível que você seja convidado para assumir uma função de maior responsabilidade. Um projeto que andou parado volta a caminhar adiante.

Mas, afinal, o que significa o movimento retrógrado?

É claro que nenhum planeta pode andar para trás! O movimento retrógrado, na verdade, acontece quando o planeta faz um giro e em seu ciclo se encontra mais próximo da Terra, quando entre o Sol e nosso planeta.

Um planeta em movimento retrógrado pode trazer questões mal-resolvidas do passado para uma revisão. Um projeto, um relacionamento, uma decisão ou uma viagem que foi adiada, um sonho que precisa de reajustes, qualquer coisa que não ficou clara ou definida pode voltar. Acontecem atrasos também, e é muito importante sabermos qual a área de nossas vidas que o planeta vai influenciar em seu movimento.

Se uma pessoa tiver algum planeta ou luminar (Sol ou Lua), nos signos de Sagitário, Gêmeos, Virgem ou Peixes, em graus próximos da retrogradação, parada ou retomada do movimento direto, vai sentir o primeiro impacto no movimento direto, depois, um segundo impacto no movimento retrógrado, movimentando questões envolvendo o seu passado, carma, processos e projetos parados e, em um último momento, na retomada do movimento direto, trazendo novas energias e força, concluindo algumas questões e colocando a vida em andamento novamente.

Antes de entrar em retrogradação ou retomar o movimento direto, o planeta passa por um estágio de parada, que se chama estado estacionário. Ele vai perdendo força no movimento até parar para retomar o movimento contrário, o que pode demorar algumas horas ou alguns dias.

Foto: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute/Kevin M. Gill