homem_yoga2

Yoga ajuda a retardar ejaculação precoce? Tire 11 dúvidas comuns sobre a prática

A milenar prática da yoga traz diversos benefícios à saúde corporal e também ajuda a equilibrar mente, corpo e alma. A instrutora do Desafio Yoga Leilane Lobo respondeu às 11 dúvidas mais comuns e polêmicas quanto se trata da prática atualmente. Confira.

1Pode se alimentar pouco antes e depois da prática de yoga? E beber água?
O ideal é que a alimentação seja feita 2 horas antes da prática, para você ter mais conforto na hora da aula. É recomendado não ingerir água antes das aulas, no máximo 1 ou 2 horas antes, já que o estômago vazio com a água deve gerar desconfortos. Cada professor tem uma visão e uma opinião sobre esse tempo mínimo, mas é recomendado porque a comida e a água ficam de 30 a 40 minutos no estomago.

2Pode praticar yoga grávida? Até quantos meses de gestação? Existe alguma postura proibida para grávidas?
Yoga é uma das atividades mais recomendadas na gestação. Quanto tempo de gestação começar e quanto tempo deve-se manter praticando só o seu médico pode avaliar. Cada caso é um caso. Mas normalmente as grávidas conseguem ir até o último dia de gestação sem nenhum problema. Antes do terceiro mês de gestação, não recomenda-se fazer muito esforço abdominal e a partir do quinto mês, posições que deitam com a barriga para o chão tornam-se desconfortáveis e inadequadas. Procure sempre um profissional capacitado para esse período.

3Yoga é uma “ginástica mais calma”. Verdade ou mentira?
Yoga não é ginástica. Quanto a ser mais ‘calma’ ou mais ‘forte’, vai depender do tipo de yoga que você pratica.

4O que acontece se não fazemos a respiração corretamente durante a prática?
A respiração na yoga é muito importante por promover um grande fluxo energético no corpo. Quando perdemos o ritmo e o controle da respiração, perdemos também essa energia. O que era para carregar a bateria e causar uma sensação muito boa de energização, vai virar uma prática cansativa.

5Yoga relaxa ou diminui a ansiedade? Por quê?
O Yoga diminui a ansiedade de duas maneiras: fisiologicamente e emocionalmente. Um estudo alemão reuniu 24 mulheres que se descreveram como “emocionalmente angustiadas” para aplicar duas aulas de yoga de 90 minutos por semana durante três meses. As mulheres do grupo controle mantiveram suas atividades normais.

O resultado foi incrível. No final de três meses, as mulheres no grupo de yoga relataram melhorias no estresse, depressão, ansiedade, energia, fadiga e bem-estar. Os escores de depressão melhoraram em 50%, os escores de ansiedade em 30% e os de bem-estar geral em 65%. As queixas iniciais de dores de cabeça, dor nas costas e má qualidade do sono também foram resolvidas em muitas mulheres no grupo de Yoga do que no grupo de controle.

Já outro estudo, da Faculdade de Medicina de Boston, mostrou que 12 semanas de yoga aumentaram o nível de hormônio GABA, que está associado a calma e ao relaxamento.

6Yoga emagrece? Como?
Sim, principalmente por promover o desenvolvimento muscular (músculos gastam mais energia) e trazer mais consciência à sua forma de se alimentar e melhorar a qualidade do sono. Médico e professor da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, Daniel Barone explica que a falta de sono inibe a leptina, hormônio da saciedade, e estimula a grelina, o hormônio da fome. Ou seja, o contrário ajuda você a comer menos e melhor.

7Yoga substitui musculação?
Depende do objetivo de cada um, mas pode substituir sim. As poses isométricas, aquelas que colocam você para sustentar o peso do seu próprio corpo, ajudam bastante no desenvolvimento das fibras musculares.

8Yoga ajuda a ter mais prazer na hora do sexo? É capaz de prolongar o orgasmo?
Sim. O motivo mais óbvio é o ganho de flexibilidade, claro, mas há outros! Uma pesquisa de 2007 concluiu que yoga pode ser terapia para a ejaculação precoce. Além disso, a irrigação sanguínea nos órgãos genitais e o fortalecimento dos músculos da pelve ajuda bastante.

9É possível moldar o corpo como as famosas só com yoga?
Sim e não. Isso porque o exercício físico é uma das pontas desse triângulo. Dieta e um sono de qualidade também são essenciais para quem quer manter um físico saudável.

10Pode fazer a invertida menstruada? Por quê?
Há controvérsias quanto a esse assunto. Muitas escolas e profissionais não recomendam. Há mais de 10 anos eu e nenhuma aluna minha tivemos qualquer problema com isso. Também em toda minha trajetória não conheço alguém que tenha tido. Acredito que vá de acordo com o conforto de cada mulher. Nesse período, as invertidas podem até ser agradáveis por compensar o inchaço natural que causa nas pernas.

11Por fim, o que significa Namastê?
Namastê é uma saudação originada na Índia, que significa “eu saúdo a você”.