sol

Solstício de verão no hemisfério norte faz de hoje o dia mais longo do ano por lá

O dia mais longo do ano no hemisfério norte é hoje. O solstício de verão faz o Reino Unido, por exemplo, ter um dia de 16h38 de luz do sol. Por lá, amanheceu às 4h43 e o pôr do sol deve ocorrer às 21h31.

Enquanto isso, aqui no hemisfério sul, vivemos o fenômeno contrário, quando o sol está mais longe da Terra e marca o início da estação mais fria, o inverno. Por isso, tivemos a noite mais longa do ano desta terça para quarta.

O que é o solstício exatamente?

Há dois solstícios a cada ano, um no inverno e um no verão. O de verão ocorre quando a Terra está mais próxima do Sol. Aqui no hemisfério sul, ele irá ocorrer em 21 de dezembro deste ano.

Celebração no Stonehenge

Todos os anos, hippies, turistas e curiosos vão celebrar o solstício de verão em Stonehenge, no Reino Unido, onde se reúnem para ver o pôr do sol.

Isso porque a misteriosa e emblemática estrutura pré-histórica é tida como lugar sagrado há centenas de anos. O monumento pagão é alinhado com os solstícios: o sol nascente apenas alcança o meio das pedras um dia por ano, quando brilha no altar central.

Construído em três diferentes fases entre 3.000 A.C. e 1600 A.C., as pedras vieram de diferentes e distantes lugares.

As informações e a foto abaixo são do The Telegraphsolsticio_stonehenge