era-saturno-astrologia-0317-1400x800

Saturno encerra grande ciclo de 28 anos para alguns signos e idades; saiba quem

A vida é feita de ciclos e os planetas, desde o Sol até Plutão, movimentam nossas vidas a partir desses ciclos. Saturno permanece aproximadamente 2 anos e meio em cada signo e, ao todo, demora de 28 a 30 anos para completar todos os signos.

Os trânsitos mais importantes de Saturno envolvem o fechamento desse grande ciclo, que acontece agora para quem está no regresso de Saturno, que são pessoas com 29 ou 58 anos.

Também capricornianos começaram a fechar esse grande ciclo desde que Saturno entrou em Sagitário, no dia 23 de dezembro de 2014, e concluem definitivamente quando Saturno deixar Sagitário, em 20 de dezembro deste ano (2017).

aquarianos começam a fechar o grande ciclo assim que Saturno entrar em Capricórnio no dia 20 de dezembro deste ano.

Então, entendemos que, além do regresso de Saturno, temos o fechamento do grande ciclo de 28 a 30 anos, com a passagem de Saturno pelo signo anterior ao nosso signo solar ou ascendente, que também marca um período de grande transição em nossas vidas.

Veja também:

O que o fim do ciclo traz?

É um importante período que envolve o resultado de nossas ações, pensamentos, sentimentos, desejos e tudo o que construímos nos últimos 28 anos.

No primeiro ou segundo regresso de Saturno, volto a dizer, entre os 28 e 30 e os 58 e 60 anos, somos cobrados e/ou recompensados.

Uma observação importante a levar em conta é que o nível de tensão que vivemos nesses trânsitos mais extensos de Saturno, depende também dos aspectos que nosso Saturno natal faz com outros planetas. Se forem tensos, certamente o período envolverá mais dificuldades.

Os ciclos de Saturno podem ser sentidos de sete em sete anos, através das conjunções, quadraturas (90 graus) e oposições (180 graus) com Saturno natal. A cada “cutucada” que Saturno dá em qualquer planeta de nosso mapa natal, sentimos de tempo em tempo e poderemos perceber ajustamentos importantes, algumas frustrações, revisões e reavaliações, além de decisões importantes. Quando isso tudo estiver acontecendo em sua vida, saiba que é Saturno pressionando você para uma tomada de atitudes.

Podemos relacionar os importantes períodos de Saturno a um processo cármico, quando a mão do destino nos conduz; quando ele nos leva ao lugar que precisamos estar naquele momento.

Viver o resultado de nossas ações e reações é viver o carma que devemos cumprir naquele momento.

O fim de um velho ciclo, de 28 anos, que está relacionado ao nosso carma, ou seja, o resultado de nossas ações e reações nos últimos 28 anos de vida, nos remete a um lugar de confusão, impotência, desorientação, prisão a um estado emocional de descontentamento e frustração. Essa é a função de Saturno para nos remeter a um novo momento, a uma nova construção de caminhos.

Saturno machuca, atinge bem no centro de nosso calcanhar de Aquiles, nossas feridas mais profundas, que precisam ser conscientizadas para nosso crescimento e evolução, nosso carma, nosso trabalho de vida.
Dessa maneira e apenas dessa maneira, podemos redefinir nossos sonhos e ideais e nos libertar de situações e pessoas que não fazem mais nenhum sentido permanecerem em nossos caminhos.

A verdadeira influência de Saturno

Saturno foi, por muito tempo, considerado um planeta maléfico, o Senhor do Carma e das mudanças indesejadas da vida. Todos os planetas simbolizam dimensões de experiências, e Saturno pode envolver várias experiências e tem vários significados. Temos o Saturno psicológico, o prático e aquele que envolve a evolução de nossas almas. Normalmente, quando enfrentamos seus ciclos, somos mobilizados em todas essas dimensões de existência, pelo menos nas que já conhecemos.

Portanto, o impacto e as transformações que vivemos em um ciclo de Saturno podem ser sentidos em nosso corpo físico, em nossos processos psíquicos e em nossa evolução espiritual. Esse impacto é mais ou menos intenso, conforme os aspectos de Saturno em nosso mapa de nascimento, em nosso mapa astral.

A maioria de nós não suporta Saturno, especialmente os jovens, pois Saturno simboliza a velhice. Saturno é um grande pai, um conselheiro e a qualidade e a profundidade da experiência vai depender do modo como se viveu durante os últimos 29 anos, do nosso esforço e dedicação a conquistas e do nosso auto conhecimento.

Outros planetas

A vida segue com vários planetas benéficos, que só nos trazem alegrias, como Vênus, Júpiter e muitas vezes Urano, nos acalentando e curando nossas feridas. No entanto, a terra ainda é um planeta de provações e crescimento, uma grande escola onde Saturno e Plutão exercem o papel de Mestres isentos de sentimentalismos.

Segundo a “filosofia” desses dois planetas, o que vale é o crescimento. A dor que temos que sentir é somente nossa e temos que saber lidar com elas. É e vida sendo a vida, cobrando o que deve ser cobrado e retribuindo o que faz parte do nosso caminho e merecimento.