107º aniversário de S. Chandrasekhar

Doodle faz homenagem a S. Chandrasekhar

s-chandrasekhars-107th-birthday-5671696282419200-2xa

O goolge homenageia hoje o 107º aniversário do primeiro astrofísico a ganhar um Prêmio Nobel pela sua teoria sobre a evolução das estrelas.

Uma criança prodígio, Chandra publicou seu primeiro artigo e desenvolveu sua teoria da evolução da estrela antes de completar 20 anos. Aos 34 anos, eleito na Sociedade Real de Londres e, pouco depois, tornou-se um distinto professor de serviço da física.

Veja também

As honras do físico indiano-americano são astronômicas, incluindo a Medalha Nacional da Ciência, a Medalha Draper da Academia Nacional de Ciências dos EUA e a medalha de ouro da Royal Astronomical Society. Embora originalmente tenha encontrado ceticismo na década de 1930, as teorias e equações de Chandra ganharam o Prêmio Nobel de Física 50 anos depois.

O Doodle de hoje ilustra uma das contribuições mais importantes de S. Chandrasekhar para nossa compreensão das estrelas e sua evolução: o limite de Chandrasekhar. O limite explica que quando a massa de uma estrela é mais leve do que 1,4 vezes a do sol, ela acabou por entrar em um estágio mais denso chamado "anã branca". Quando mais pesado do que 1,4, uma anã branca pode continuar a cair e condensar, evoluindo para uma buraco negro ou uma explosão de supernova.

Além do doodle comemorativo de Chandrasekhar, a empresa de tecnologia já fez doodles especiais para PAC-MAN, Copa de 2014., Ayrton Senna, Dercy Goncalves, Irmãos Grimm e vários outros temas.

Veja alguns abaixo

doodles

Dercy Goncalves

doodles

Copa de 2014

doodles

Mochileiro das -Galáxias

doodles

Irmãos Grimm

doodles

John-Lennon

doodles

PAC-MAN

doodles