hoponomono

Ho’oponopono: técnica ancestral simples ajuda a curar feridas do passado

Por Redação do Horóscopo Dia

O Ho’oponopono é uma técnica ancestral havaiana capaz de modificar, cancelar, apagar energias, sentimentos, memórias, crenças, mágoas e julgamentos armazenados em nosso inconsciente. Baseada em quatro comandos metafísicos (veja quais abaixo), a técnica é bem simples.

Insônia? Essa técnica de respiração faz você dormir em apenas um minuto >>
Aprenda respiração Ajapa japa e veja como atingir equilíbrio >>
Este ponto da mão alivia dor de cabeça, nas costas e cólica menstrual em segundos >>
Yoga ajuda a retardar ejaculação precoce? Tire 11 dúvidas sobre a prática >>
Saiba qual tipo de yoga combina mais com você >>

Ho'o significa “causa” e ponopono, “perfeição”. Portanto, Ho’oponopono significa “corrigir um erro” ou “tornar certo”, segundo a psicoterapeuta Elainne Ourives. “Surgiu de uma nativa Havaiana Kahuna, com um método em que as pessoas que vivenciavam problemas, se reuniam e cada um abordava o que sentia, apresentava sua percepção do problema, para que fosse resolvido junto”, conta.

O método foi atualizado, pois perceberam que os problemas não precisariam ser compartilhados para serem resolvidos: cada um poderia curar seus problemas pela extinção de memórias e programas do inconsciente que induziram aquela situação.

Curando a si mesmo, conseguimos curar o outro que está em nossa vida, simplesmente manifestando a nossa necessidade de cura interior.
Elainne Ourives, psicoterapeuta

É nossa responsabilidade limpar tudo que criamos a partir dos nossos pensamentos e crenças acumuladas desde o início de nossas experiências”, explica Elainne.

No processo do perdão, Joe Vitale, em seu livro Limite Zero, explica que: primeiro há uma solicitação da mente consciente, um pedido para transmutar memórias ao vazio. Você reconhece que é 100% responsável por tudo que acontece em sua vida e que existem memórias com padrão de repetição em sua mente inconsciente, causando problemas.

“Usando o Ho’oponopono, você neutraliza, expurga a energia mental da memória na qual você está associado. No processo, essa energia é liberada, e de certa forma transmutada. Quando isso ocorre, fica um espaço de libertação dentro de você, um vazio onde energias mais sutis, de amor, imediatamente passam a fluir e preencher."

Na prática

A psicoterapeuta Elainne Ourives ensina como aplicar a técnica. “Para executar a técnica basta repetir as palavras. E isso pode ser feito tanto em voz alta, quanto mentalmente e até escrevendo. Não tem segredo”.

1º comando - Eu te amo: É a transmutação, não existe nada mais poderoso do que permitir que o amor volte a fluir em nosso corpo, é como a água no final da tarde que irriga as plantas numa fase terminal. É nesse instante que você sente revigorar, sente a fluidez, a corrente, a energia, e a cada sistema que ela penetra, ela dissolve, limpa e flui, como a água em um momento de muita sede.

2º comando - Sinto muito: Você está reconhecendo que algo adentrou em sua memória, e lá se fixou, essa atitude mostra que você se responsabiliza por isso. É uma abertura, uma poderosa palavra que mostra que você está preparado para mudar. Você sente, você quer romper o padrão, não quer repetir, quer ir além, desbloquear, você está preparado para isso.

3º comando - Me perdoe: É pedir perdão para si mesmo e assim se libertar dos problemas. É pedir para se perdoar e receber ajuda para perdoar o outro. O perdão é uma das formas mais grandiosas de crescimento, de purificação, de limpeza. É o elixir que rompe barreiras, quebra correntes, elimina ressentimentos e mágoas, o perdão é uma arte, e você irá colocar isso em ação. Aqui você não vê culpas, culpados, absolutamente nada.

4º comando - Sou grato: A gratidão é a maior expressão, nela obtemos um fechamento do ciclo, em geral agradecer é algo tremendamente incrível. É a revelação dos verdadeiros valores.