alimentacao_consciente

Alimentação consciente: o que é e COMO lidar com a comida?

Por Jamile Lacerda

Alimentar-se é a primeira preocupação e ação do ser humano. E, assim que nascemos e durante toda a fase pré-verbal, literalmente berramos para saciarmos nossa fome.



Horóscopo da saúde em 2019: previsões para o bem-estar do seu signo >>
Os signos que estarão esbanjando charme e beleza em 2019 >>

O que mais precisamos aprender, antes de vermos O QUE colocamos no prato todos os dias, é COMO lidamos com os alimentos. Você tem prestado atenção em COMO tem se alimentado?



Nossas escolhas alimentares vêm de muito tempo atrás, das mais diversas influências: da família, dos eventos, das festinhas da infância, da casa da vovó ou da titia... Depois as influências vão aumentando com a escola, os amigos, o ambiente de trabalho.

Se você olhar com mais atenção para dentro de si, percebe que quando estamos mais ansiosos, muitas vezes nem sentimos nem o gosto dos alimentos? Ou nem percebemos o que ou o quanto comemos?

Quando chega a sexta-feira, é aquela festa! saímos com nossos amigos e “enchemos a cara” (e possivelmente esvaziando os bolsos) e nem percebemos o quanto bebemos... Afinal, merecemos, não é mesmo?



É verdade, merecemos um “tempo” pra gente, um alívio, um break enfim, mas quanto esse “merecimento” está acarretando aqueles quilinhos a mais na balança? Quanto essa “semana difícil no trabalho” não vai piorar ainda mais seus estado de espírito se minhas emoções não forem observadas e conscientizadas?

Quanto vale a pena colocarmos para dentro de nós alimentos que não são saboreados, bebidas que não sentimos o gosto, buscando uma forma de alívio imediato para toda chateação?

 

Alimentar-se deve ser um ato consciente. É escolher o que colocamos dentro de nós mesmos. Não só os nutrientes, mas devemos ter consciência de qual alimento, qual sensação queremos despertar com aquele tipo específico de alimento.
Escolher como queremos nos alimentar e às nossas células deve ser um ato consciente, pois o lugar mais importante deste mundo para você deve ser o seu corpo.



Jamile Lacerda é nutricionista graduada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Fez aprimoramento em Nutrição Clínica no Hospital Sírio Libanês e pós-graduação em Fisiologia do Exercício e em Informática em Saúde, ambos pela UNIFESP. Entre em contato com Jamile Lacerda pelo e-mail: nutri.jamile.sallum.lacerda@gmail.com