Created by LROC

A lua cheia de junho é a original lua de mel; conheça história


A Lua Cheia de junho, que acontece nesta segunda, é também chamada de Lua de Mel, Lua de Hidromel, Lua de Morango e Lua Rosa. 

Esta fase lunar vai aparecer cheia por três dias a partir desta segunda, dia 17, e recebe muitos nomes diferentes e curiosos, de acordo com a NASA. Segundo o Almanaque do Fazendeiro, que publicou os nomes indígenas das luas na década de 30, ela era conhecida como Lua de Morango. O nome tem origem devido à curta temporada dos maiores morangos na América do Norte. Mas outros nomes eram usados na Idade Média na Europa: Lua de Mel ou Lua de Hidromel.

Lua Cheia vai incomodar mais 2 signos por 2 dias; entenda ciclo >>
Lua Cheia de junho: saiba por que você precisa comemorar esta fase lunar >>
Junho traz mais felicidade nas relações e romance; veja o que esperar do mês >>
Esses signos vão se dar bem no amor em junho >>

Antes do vinho e da cerveja, veio o hidromel, considerada uma das bebidas alcoólicas mais antigas do mundo. Já a tradição de chamar a primeira lua após um casamento de lua de mel data de pelos 500 anos atrás e pode estar relacionada a esta fase lunar. Ou por causa do costume de casar em junho ou porque a Lua de Mel é a mais doce do ano. Alguns escritos sugerem que o mel tinha as melhores colheitas neste período. Outra teoria diz ainda que o termo lua de mel vem do costume de servir hidromel no casamento. Ainda, o casal costumava  ganhar a bebida em grandes quantidades, para durar pelo menos no primeiro mês do matrimônio.



Os europeus também chamavam essa fase lunar de Lua Rosa. Alguns acreditam que o nome vem da cor da lua nessa época do ano. Em Washington, nos Estados Unidos, é a lua mais baixa do ano no horizonte.

Veja a influência da Lua Cheia de junho (ou Lua de Mel ou Lua de Hidromel ou Lua de Morango ou Lua Rosa) em seu signo aqui.