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5 maneiras de cuidar de sua saúde mental e física durante o coronavírus

A principal coisa com a qual muitos de nós lutamos durante a quarentena de coronavírus é o sentimento de incerteza. A maioria de nós nunca experimentou uma pandemia como essa em na vida, e não saber como tudo vai se resolver pode nos deixar ansiosos.

No entanto, uma das maneiras mais eficazes de superar as próximas semanas é se concentrar menos nas coisas que não podemos controlar e mais nas coisas que podemos - como a maneira como cuidamos de nós mesmo durante esse período difícil.

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Dito isso, aqui estão cinco maneiras de manter sua saúde física e mental melhor durante a quarentena de coronavírus.

Mantenha-se ativo em casa

Só porque as diretrizes do governo estão nos incentivando a ficar em casa o máximo possível, não significa que precisamos adotar um estilo de vida sedentário.



Estar em casa pode significar que você não é capaz de se exercitar da maneira que costuma fazer - por exemplo, com amigos na academia ou nadar no centro de lazer local - mas ainda existem muitas maneiras de se manter ativo em casa.

Considere trabalhar com itens que você encontra em casa! Você pode usar embalagens de alimentos e bebidas, como garrafas e latas, para fazer exercícios de bíceps ou uma cadeira de cozinha para fazer agachamentos.

Você também pode tentar participar de um treino online ao vivo, no conforto da sua sala de estar.

Se seguir uma rotina de exercícios não é para você, tente permanecer o mais ativo possível de outras maneiras - como sair para fazer jardinagem, pintar o teto do quarto ou fazer uma limpeza vigorosa. De um modo geral, quanto mais nos movemos, melhor nos sentiremos!



Obtenha bastante luz solar e ar fresco

Agora que estamos saindo menos, é importante prestar mais atenção à quantidade de luz solar e ar fresco que estamos recebendo. Ambos ajudam a manter nosso ritmo circadiano (também conhecido como relógio biológico) funcionando bem.

Nosso ritmo circadiano é responsável por regular muitos de nossos ciclos corporais, como padrões de sono e alimentação, controle de temperatura e produção de hormônios.

Respirar ar rico em oxigênio também nos ajuda a nos sentirmos mais alertas e energizados, e está associado a níveis mais baixos de estresse, melhora da pressão arterial e uma maior sensação de bem-estar. E tudo isso ocorre enquanto a luz solar estimula nosso corpo a produzir vitamina D, o que é ótimo para melhorar o seu humor!

Atualmente, temos permissão para sair de casa uma vez por dia para se exercitar, por isso é importante aproveitar ao máximo esse tempo se você pode dar um passeio, correr ou andar de bicicleta.



Se você se sente desconfortável com a ideia de sair de casa ou não tem essa opção, abra uma janela, fique na varanda ou saia para o jardim.

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O que fazer na quarentena?

Tome medidas para melhorar seu sono

O sono ajuda nossos corpos e mentes a descansar e curar, e é um componente importante para um estilo de vida saudável. Quando dormimos bem, geralmente nos sentimos mais capazes de enfrentar o dia seguinte mental e fisicamente.

Muitas pessoas relataram interrupção do sono durante a pandemia de coronavírus, ou porque estão se sentindo ansiosas ou lutando com os sintomas por estarem confinadas em casa.

Isso é normal, então, se você está passando por algo semelhante, é importante lembrar que não está sozinho. Tente desligar todos os dispositivos eletrônicos 30 minutos antes de dormir, tentando não se exercitar no cômodo em que você dorme e minimizando pensamentos ansiosos.

Amigos e familiares nas chamadas de vídeo

Para muitos de nós, ser incapaz de encontrar amigos e familiares pode ser um desafio. Se você estiver se sentindo sozinho ou não estiver vendo o rosto das pessoas que ama, considere usar as chamadas de vídeo.

Você pode fazer chamadas de vídeo gratuitas em seu celular - o que permitirá que você fale com até quatro pessoas ao mesmo tempo. Se você preferir usar seu computador, tente usar o Zoom (para chamadas de vídeo com até 100 pessoas), o Skype (para chamadas de vídeo com até 50 pessoas) ou o Google Hangouts (para chamadas de vídeo com até 10 pessoas).

Tudo isso é gratuito, mas o Zoom estabelecerá um limite de tempo de 40 minutos nas chamadas que conectam mais de três pessoas - com a opção de atualizar para uma assinatura premium para remover esse limite.

Pratique a atenção plena

Se você se sentir sobrecarregado, estressado ou ansioso durante esses períodos de incerteza, uma das melhores maneiras de lidar com isso é praticando a atenção plena. A atenção plena leva sua mente de volta ao momento presente, para que você possa parar de se concentrar e se preocupar com o passado ou o futuro.



Se você é novo na atenção plena, é melhor reservar um tempo para praticar - possivelmente 10 minutos pela manhã e 10 à noite para começar.

As técnicas geralmente se concentram na criação de uma percepção mais acentuada dos sentidos, por exemplo, desligando a TV e concentrando-se na textura e no sabor do seu jantar, e realmente apreciando cada refeição.

Ou ouvindo o som dos pássaros cantando pela manhã e considerando como isso faz você se sentir. Esses momentos foram projetados para oferecer a você uma fuga pacífica das tensões da vida cotidiana e podem ser uma ferramenta útil para usar em qualquer lugar, a qualquer hora - em qualquer estágio da vida.

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