1305.fengshuiquarto0.1

Como organizar seu quarto para dormir melhor

Nestes tempos caóticos, não ficaríamos surpresos ao saber que você está tendo problemas para dormir. Se você tentou de tudo e qualquer coisa para melhorar sua qualidade de sono, considere investir algum tempo no design do seu quarto.

Abandonar o café após o almoço e deixar o telefone em outro quarto são ótimos truques para facilitar o sono em uma hora apropriada. Mas não importa o quanto você se prepare para um bom sono, se o seu quarto não for propício para dormir, você ainda poderá se mexer muito e ter um sono agitado.

Veja também:

 

"Seu quarto, a organização do seu espaço e tudo o que há no seu espaço têm um enorme impacto na qualidade do sono", diz Anjie Cho, arquiteta de interiores e designer de Feng Shui. "Se você não está no controle do espaço do seu quarto enquanto dorme, tudo o que está no seu espaço pode afetá-lo absolutamente, desde os aspectos mundanos, como a qualidade da luz, até a de aparelhos eletrônicos."



Você pode estar em um estado passivo, explica Cho, mas seu cérebro não está desligado quando você está dormindo. Sua mente subconsciente ainda pode processar estímulos externos e, portanto, ser afetada pelo seu ambiente.

Quer um quarto que o ajude a dormir melhor? Veja como organizar seu quarto, de acordo com designers de interiores:

1 Posicione sua cama com sabedoria.

1305.fengshuiquarto1

Imagens: Reprodução



"O elemento mais importante no design do espaço do seu quarto quando se trata de qualidade do sono é a posição da sua cama", diz Cho. Basicamente, você deseja colocar a cama em uma posição em frente à porta e ter uma visão clara de qualquer pessoa ou pessoa que possa entrar no espaço. Dessa forma, você não pode ser pego de surpresa.

Ao mesmo tempo, você não quer estar diretamente alinhado com a porta, de modo a não prejudicar se algo perigoso entrar. Você também deseja que sua cabeceira esteja firmemente contra uma parede, para que você saiba que nada pode surgir por trás ou acima de você.

Mesmo se não estivermos conscientes dessas preocupações - você pode dormir em uma casa bastante segura, onde nunca pensou na possibilidade de um intruso -, nossas mentes ainda têm uma consciência subconsciente dos arredores e provavelmente permanecerá alerta se eles se sentirem vulneráveis ​​enquanto você estiver caindo no sono.

2 Não guarde nada debaixo da cama.

1305.fengshuiquarto2



A filosofia do Feng Shui sustenta que nosso ambiente espacial e os objetos ao nosso redor têm ou criam energia, e essa energia nos afeta. Com isso em mente, Cho recomenda não guardar nada embaixo da cama - ter essa energia caótica embaixo de você pode perturbá-lo enquanto você tenta chegar a um estado de quietude.

Em particular, ela diz para evitar manter itens que tenham energia muito ativa ou até negativa, como sapatos (que estão associados a movimento, caminhada e mundo exterior), objetos perigosos ou lembranças do passado que carregam objetos pesados e memórias difíceis. Tentar dormir com esses tipos de itens abaixo de você pode inconscientemente mantê-lo em um estado de desconforto, ela explica.

3 Mantenha os livros fora do quarto.

1305.fengshuiquarto3

Considere mudar sua coleção de livros para outro local da casa, diz Cho. “Os livros realmente têm muita energia ativa. Não estou falando de ter o livro que você está lendo, na mesa de cabeceira. Estou falando de ter uma estante de livros inteira e muitos livros que representam o conhecimento que você deseja obter. Pode haver muita energia no seu quarto que impeça você de dormir tranquilamente.



Cercar-se de uma fonte de estímulo ou talvez de uma representação do trabalho que você ainda não realizou, pode dificultar sua mente para descansar.

4 Cerque-se de formas naturais.

1305.fengshuiquarto4

Formas naturais - ou "formas harmônicas", como Carolyn DiCarlo, designer de arquitetura e decoração de interiores - são aquelas formas básicas que ocorrem na natureza, formas com bordas e linhas suaves e que não são grandes, extremas ou ameaçadoras.

"A forma afeta você e sua consciência", diz ela. “Algo tão simples quanto a arte que temos em nossas paredes. O que isso significa em um nível emocional? Se você tem algum tipo de coisa sangrenta de arte moderna, algum tipo realmente hostil ou excessivamente mecanizado, essas formas vão afetá-lo. Então, se você vê essas formas quase como uma forma emocional ou psicológica, o que você recebe?”



Expresse-se como quiser na sala, mas para o quarto, experimente algumas plantas.

Veja também:

5 Atenha-se a cores claras, neutras ou naturais.

1305.fengshuiquarto5

DiCarlo e Cho enfatizam a importância de escolher cores suaves que não alarmam a mente. Vermelhos, laranjas e outras cores vibrantes dizem à mente para estar alerta, enquanto tons neutros como branco, azul claro ou tons terrosos podem acalmar a mente - ou pelo menos, eles não exigem sua atenção ativamente.

6 Sim, você deve organizar.

1305.fengshuiquarto6

"Para muitas pessoas que não conseguem dormir, é porque suas mentes estão girando e quanto mais coisas você tem ao seu redor no seu quarto, mais coisas você vai pensar. Literalmente, isso afeta sua mente. É por isso que todo esse grande fenômeno da desorganização está ocorrendo porque as pessoas estão descobrindo que, quando você limpa coisas do seu espaço, isso também desaparece energicamente da sua mente” explica DiCarlo.

"Um ambiente mais tranquilo, literalmente, pode ser tão simples com menos objetos para os seus olhos se distraírem ao tentar adormecer.”

7 Proíba a tecnologia no seu espaço para dormir.

1305.fengshuiquarto7



Muitos estudos descobriram que a luz azul vinda de nossas telas pode afetar seriamente nosso sono, confundindo nossos cérebros, que processam essa luz como um indicador da luz do dia. Olhar para uma tela antes de dormir interrompe nosso ciclo natural de vigília-sono - também conhecido como ritmo circadiano, que é essencialmente o relógio interno do corpo - fazendo nosso cérebro pensar que ainda não é noite e, portanto, ainda não é hora de dormir. Assim, ficamos acordados mais tarde.

Nossos smartphones e laptops também costumam ser um símbolo de mais trabalho a ser feito, acrescenta DiCarlo, e também existem todas as notificações, textos de amigos e conteúdo sem fim para percorrer, o que mantém nossas mentes estimuladas.

8 Sempre que possível, mantenha os ciclos de luz natural.

1305.fengshuiquarto8

Ao contrário do que pensamos, o sol pode ser nosso amigo quando se trata de melhorar a qualidade do sono. Nosso ritmo circadiano reflete os padrões de luz natural do dia: o nascer do sol diz ao nosso corpo que é hora de nascer e a escuridão diz a nossos corpos que é hora de descansar.

Mas a iluminação artificial interrompeu esse padrão; em vez de precisar dormir quando o sol se põe às 18h. (ou, 16:30 no inverno), podemos simplesmente acender as luzes e ficar acordados até meia-noite, se quisermos.

Restaurar o seu ciclo natural do sono não é fácil em um mundo onde se espera que levante antes do sol nascer e fique acordado muito tempo depois que o sol se põe, mas, de acordo com DiCarlo, uma maneira de começar a realinhar seu corpo com o ciclo da luz natural é simplesmente usar cortinas pesadas sobre as janelas à noite para bloquear as luzes dos carros, da rua e dos vizinhos.

De manhã, abra as cortinas e deixe o sol entrar. Deixe seu corpo se familiarizar com os padrões de luz natural do dia, para que comece a associar luz com vigília e escuridão com sono. Com o tempo, você pode treinar seu corpo para se sentir cansado naturalmente quando o sol se pôr, o que facilitará o sono a tempo.

9 Não tem certeza se todas essas regras são possíveis para você?

1305.fengshuiquarto0

Talvez a forma do seu quarto torne difícil posicionar a cama longe da porta, ou talvez o seu apartamento seja tão pequeno que você realmente precise desse espaço de armazenamento embaixo da cama. Não se preocupe, diz DiCarlo. Descubra quais dessas mudanças de arranjo de cômodo são viáveis ​​para você e que realmente envolvem o que você suspeita estar no centro dos seus problemas de sono e concentre sua energia ali.

Veja também: