0506.santíssimatrindade

Oração a Santíssima Trindade: potencialize sua prece neste domingo

Na nossa experiência da fé, às vezes achamos ter encontrado respostas suficientes para nossos problemas e questionamentos, que experimentamos tudo o que havia para experimentar, que vivemos tudo o que havia para viver.

Voltando ao nosso tema, dia 07 de junho é o dia da Santíssima Trindade. E o mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. É o mistério de Deus em Si mesmo. É, portanto, a fonte de todos os outros mistérios da fé e a luz que os ilumina. É o ensinamento mais fundamental e essencial na ‘hierarquia das verdades da fé.

Veja também:

E para dizer mais, "toda a História da Salvação não é senão a história do caminho e dos meios pelos quais o Deus verdadeiro e único, Pai, Filho e Espírito Santo, Se revela, reconcilia Consigo e Se une aos homens que se afastam do pecado"*.

O que é a Trindade?

Com o Catecismo podemos afirmar sem medo que é "o mistério de Deus em Si mesmo" e, portanto, "fonte" e "luz" dos demais mistérios. Mas tentando ser mais concreto, o que implica esse importante mistério?

Veja também:

- Deus é uma realidade pessoal, aliás, uma comunhão de Pessoas. Quando ouvimos São João afirmar que "Deus é Amor" (1Jo 4,8.16) isso não é um mero conceito abstrato, uma ideia teórica. Na verdade, é uma realidade viva e dinâmica (como é toda relação de pessoas).



- Nessa comunhão de Pessoas que é a Trindade, cada uma tem o seu lugar. Para exemplificar, lembremos da oração do Credo, onde afirmamos crer em Jesus Cristo, o Filho Unigênito, "gerado, não criado": em Deus, o Qual existe antes de tudo o mais, gerar significa dar tudo, e ser gerado, recebê-Lo tudo. Assim, a vida cristã, a vida em Cristo - o Filho -, consiste fundamentalmente em abrir-nos junto Dele a receber tudo do Pai.

Oração a Santíssima Trindade

Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-vos profundamente e ofereço-vos o preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido.

E pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.

Amém.

Veja também: