No dia 16 de dezembro de 1935, há 73 anos atrás, era fundado do São Paulo Futebol Clube, um dos principais clubes do futebol brasileiro. Nascido de uma reestruturação dos antigos e extintos Clube Atlético Paulistano, Associação Atlética das Palmeiras e São Paulo da Floresta, o time do Morumbi hoje é tido como referência nacional.

Além dos diversos títulos conquistaos ao longo de sua história (Seis brasileiros, três mundiais, três Libertadores da América, 21 paulistas, entre outros), o São Paulo também é conhecido pela sua grande organização e estrutura. O clube paulista possui diversos centros de treinamento (CCT da Barra Funda, CT de Cotia  e CT de Barueri), além o REFFIS (Núcleo de Reabilitação Esportiva, Fisioterápica e Fisiológica) e do estádio do Morumbi, fundado em 1960 e com capacidade atual para mais de 70 mil pessoas.

 

Aniversário “manchado”

 

Se hoje o São Paulo comemora o seu 73º aniversário com a conquista do sexto título do Campeonato Brasileiro, em 1990 foi totalmente diferente. É que na época o time doMorumbi havia conquistado apenas um título nacional (1977) e disputava a final do Brasileirão contra o rival Corinthians.

 

E no dia 16 de dezembro de 1990, data em em que o brasileirão realizava a sua 20ª final de campeonato e o São Paulo completava 55 anos de existência, o Corinthians fez a festa no Estádio do Morumbi, que recebia um público de 100.858 pessoas, vencendo a decisão por 1 a 0, com um gol isolado de Tupanzinho e sagrando-se pela primeira vez campeão brasileiro.

 

Veja abaixo o gol salvador de Tupanzinho na final de 1990:
 

 

 

 

Leia também:

 

Amauri pode naturalizar-se italiano e enfrentar o Brasil em fevereiro


int(1)

16 de dezembro: São Paulo completa 73 anos de existência e Timão celebra 18 do primeiro título brasileiro