Draconid, orionid e taurid: as melhores datas para ver chuvas de meteoros e estrelas cadentes



Foto: Felipe Helfstein

As temperaturas estão subindo e os dias cada vez mais longos, e ainda há muitos motivos para não sairmos de casa nesta primavera – entre os quais assistir as três chuvas de meteoros que estarão ativas nas próximas semanas.

Veja também:

Aqui está o que você precisa saber para ver as chuvas de meteoros Draconid, Orionid e Taurid em outubro e novembro.

QUANDO VER A CHUVA DE METEOROS DE DRACONID

Outubro é uma época agitada para os astrônomos. Ao longo do mês, você terá a chance de avistar uma estrela cadente ao sair à noite. No início de outubro, procure a Draconid (ou Draconídeo).

A chuva dura de 6 a 10 de outubro e tem pico nas noites dos dias 7 e 8 deste ano. Os meteoros parecem originar-se no alto do céu perto do topo da constelação de Draco por volta do anoitecer, o que torna os Draconídeos uma das poucas chuvas de meteoros que é melhor visualizada à noite do que nas primeiras horas da manhã.

Não é uma chuva particularmente ativa, com pico de cinco estrelas cadentes por hora na maioria dos anos, mas é conhecida por produzir milhares de meteoros por hora.

QUANDO VER A CHUVA DE METEOROS ORIONID

Depois de assistir aos Draconídeos, verifique a chuva de meteoros Orionid (ou Oriónidas) no final de outubro. A chuva, que parece emergir do “braço” erguido da constelação de Órion, dura quase todo o mês – de 2 de outubro a 7 de novembro – mas atinge seu pico em 21 e 22 de outubro de 2020.

Veja também:

Este evento é melhor visualizado no início da manhã horas antes do amanhecer. Nos dias 21 e 22, a Lua Crescente se põe à noite, proporcionando céu escuro e ótimas condições de visualização.

Além disso, até 20 estrelas cadentes serão visíveis por hora quando o céu estiver mais escuro.

QUANDO VER A CHUVA DE METEOROS TAURID

Os taurídeos do sul também estão ativos durante o mês de outubro, mas a melhor época para vê-los de um ponto de vista privilegiado no hemisfério sul é no início de novembro. Os Taurídeos do Norte, visíveis principalmente do Hemisfério Norte, atingem o pico por volta de 11-12 de novembro.



Da noite de 4 de novembro até o amanhecer de 5 de novembro, a chuva estará no auge. Contudo, apenas cerca de cinco estrelas cadentes por hora serão visíveis neste momento, e a brilhante lua minguante tornará ainda mais difícil avistá-las.

Mas os meteoros Taurid ainda valem uma viagem tarde da noite para o seu quintal; esta chuva é famosa por suas bolas de fogo, que são meteoros espetacularmente brilhantes.

Por fim, não importa o tipo de chuva de meteoros que você deseja ver, são tantas opções que você tem sempre um motivo para ficar em casa nesta primavera.

Veja também:

Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Horóscopo Dia ou no nosso site www.horoscopodia.virgula.com.br



Back to top