NASA divulga vídeo com nave espacial pousando em asteroide para coletar material cósmico



Crédito: NASA/Goddard/University of Arizona

A nave espacial NASA Osiris-Rex pousou no asteroide Bennu em missão para coletar poeira cósmica.

Uma espaçonave da NASA pousou com sucesso em um asteróide, a fim de coletar um punhado de material cósmico para análise na Terra.

A equipe da agência espacial por trás do projeto Osiris-Rex disse que dados preliminares mostraram que a coleta de amostras ocorreu como planejado e que a espaçonave havia pousado na superfície do asteróide Bennu.

Veja também:

“Não acredito que realmente conseguimos”, disse o cientista-chefe Dante Lauretta, da Universidade do Arizona. “A espaçonave fez tudo o que estava previsto fazer.”

Por isso, o administrador da NASA, Jim Bridenstine, deu os parabéns, dizendo: “Estamos a caminho da maior amostra trazida do espaço desde a Apollo. Portanto, se tudo correr bem, esta amostra será estudada por cientistas por gerações futuras. ”

Veja também:

A espaçonave Osiris-Rex enviou de volta a confirmação de seu breve contato com o asteróide Bennu, atraindo aplausos da equipe da missão. Mas pode demorar uma semana até que os cientistas saibam quanto foi coletado e se outra tentativa será necessária.

Contudo, se for bem-sucedido, Osiris-Rex retornará as amostras em 2023. Além disso, quando pousar no deserto australiano, será a primeira amostra de asteróide sub-superficial a retornar à Terra. Por fim, em Bennu, a espaçonave Osiris-Rex levou quatro horas e meia para descer de sua órbita estreita até a superfície, seguindo comandos enviados com bastante antecedência por controladores terrestres perto de Denver (EUA).

Veja também:

Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Horóscopo Dia ou no nosso site www.horoscopodia.virgula.com.br

Back to top