Olhe para o céu e veja: Lua e Marte se encontram hoje e ficam próximas até o fim de outubro



Foto: Astrophotography/Alan Dyer

Nas próximas noites – 28, 29 e 30 de outubro de 2020 – observe a Lua Crescente e brilhante passando pelo planeta vermelho Marte.

No início deste mês, a Terra se aproximou de Marte neste período de dois anos e, por sua vez, Marte brilhava intensamente no céu da Terra. Desfrute de Marte agora enquanto ele ainda está brilhante e lindo! A lua pode ajudá-lo a encontrá-lo nas próximas noites.

Posicionamento de Urano e Marte em relação à Lua nos dias 28, 29 e 30 de outubro de 2020

A lua cheia chegará em 31 de outubro. Será a segunda Lua Cheia deste mês, que muitos chamarão de Lua Azul. Uma lua azul perto de Marte vermelho em 31 de outubro? Isso mesmo!

Veja também:

Esta também será a segunda vez que a lua se emparelhará com Marte em outubro, tendo feito isso anteriormente na noite de 2-3 de outubro de 2020. 

Oposições de Marte e Sol:
1 ano terrestre = 365 dias
1 ano marciano = 687 dias terrestres ou 669 dias marcianos

Este mês – outubro de 2020 – Marte suplantou o planeta rei Júpiter como o quarto corpo celeste mais brilhante a iluminar os céus (depois do sol, da lua e do planeta Vênus, respectivamente). Em novembro de 2020, no entanto, Júpiter recuperará seu lugar habitual na hierarquia celestial.

A Terra, em sua órbita menor e mais rápida em torno do Sol, agora está se afastando de Marte. Portanto, o planeta vermelho está lentamente, mas certamente escurecendo no céu visto da Terra.

Veja também:

No entanto, Marte continuará a brilhar mais forte do que uma estrela de 1ª magnitude pelo restante de 2020. 

O planeta Terra, em nossa órbita menor e mais rápida em torno do Sol, gira sobre Marte em períodos de cerca de 2 anos e 2 meses. Sempre que a Terra passa entre Marte e o Sol, diz-se que Marte está em oposição.

Veja também:

É em oposição que Marte está oposto ao sol no céu da Terra. É na oposição ou próximo a ela que a Terra chega mais perto de Marte durante o ano, e Marte, por sua vez, brilha mais intensamente no céu da Terra. A oposição mais recente de Marte ocorreu em 13 de outubro de 2020, e a próxima oposição de Marte acontecerá em 28 de dezembro de 2022.



No entanto, as próximas seis oposições de Marte estarão mais distantes do que as deste ano, e Marte não apresentará uma produção mais brilhante até a oposição de 15 de setembro de 2035.

Fonte: EarthSky

Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Horóscopo Dia ou no nosso site www.horoscopodia.virgula.com.br

Back to top